Mais do que uma arte, CAPOEIRA é acima de tudo uma Filosofia de vida: CAPOEIRA NA RODA, CAPOEIRA NA VIDA; e é com este pensamento que o capoeirista “Sorriso” define sua simplicidade e humildade perante a ARTE.
Agora conheça um pouco da vida do “Mestre Sorriso” na CAPOEIRA:
A partir dos primeiros 4 anos de idade, o capoeirista “Sorriso” dedicou -se à “CAPOEIRA DE ANGOLA”, onde aprendeu com seu “Mestre Dentinho”, muitos conhecimentos, tendo a oportunidade de conhecer Mestres, como: João Pequeno, Ferreirinha, Bobo, Miguel e Ratinho, que contribuíram muito para sua experiência e valorização dos velhos mestres.
Partindo deste princípio, no dia 20 de maio de 1994, “Sorriso”, aos seus 17 anos, entre vários capoeiristas, foi escolhido para participar do 1º Encontro Internacional do “Grupo Capoeira Brasil” do “Mestre Paulinho Sabiá”, da Cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, onde teve a oportunidade de conhecer os Mestres: Suassuna, Boneco, Espiro Mirim, Karcará, Mão Branca e muitos outros; quem o escolheu foi o “Mestre Nô”, do “Grupo Palmares”. Antes deste evento participou de uma grande roda de capoeira, na Academia do Mestre Marrom, no bairro de Copacabana. Foi também numa cidade chamada Rio Bonito fazer um curso na Academia do “Mestre Karcará” juntamente com o “Mestre Nô”.
Saindo do Rio de Janeiro, o capoeirista “Sorriso” parte em busca de novos conhecimentos em direção ao Estado da Bahia, juntamente com o “Mestre Nô”, onde participou de vários eventos ligados à “CAPOEIRA ANGOLA”, ficando neste Estado por 12 meses, aonde veio conhecer vários “Mestres Angoleiros”, como: “Mestre Moraes”, “Mestre Itapuã”, “Mestre Bom Cabrito”, “Mestre João Pequeno”, “Mestre Curió”, “Mestre Barba Branca”, “Mestre Mala”, “Mestre Ferreirinha”, “Mestre Alabama”, “Mestre Cobrinha Verde”, “Mestre Bobo”, “Mestre Baixinho”, “Mestre Um Por Um”, “Mestre Lua Rasta”, “Mestre Pelé da Bomba”, “Mestre Boa Gente”, “Mestre Gildo Alfinete, “Mestre Touro Braulino”, “Mestre Nestor Capoeira” e “Mestre Bandeira”.
No caminho de volta para seu estado de origem, o Rio Grande do Sul, com toda a experiência que conquistou em outros estados, o capoeirista “Sorriso”, ainda participou do 4º evento de CAPOEIRA dos grupos “AJAGUNÃ DE PALMARES e ILHA DE PALMARES”, na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Lá conheceu os Mestres: Casquinha, Levi e Nestor Capoeira, onde participou de eventos e somou um pouco mais de informações em sua trajetória.
Chegando ao seu estado de origem, o capoeirista “Sorriso”, em 1994, se casou com Renata que tem o acompanhado e apoiado em tudo que faz; juntos tiveram uma filha chamada Maria Eduarda, que nasceu no ano de 2002.
No dia 16 de dezembro de 1995, participou do 1º Seminário Gaúcho de Capoeira, em Porto Alegre; juntamente com os Mestres: Lua (Itaparica – Bahia), Itapuã e Miguel (ambos de Salvador – Bahia).

Com este retorno ao Rio Grande do Sul, iniciou sua longa caminhada de ensinamento. Mostrou-se decidido a ensinar todos aqueles que quisessem aprender a “ARTE DA CAPOEIRA”; homens, mulheres e crianças, sem discriminação de credo, cor e raça.
O Capoeirista Mestre “Sorriso” iniciou um grande trabalho na cidade de CANOAS, pois foi EXAMINADO E GRADUADO CORDEL AZUL, que significa Professor, pelo “Mestre Dentinho e Mestre Nô da Bahia“, em 26 de novembro de 1995.
Após sua formação de professor de Capoeira Angola, Sorriso iniciou seu trabalho nas redes particulares: ULBRA CRISTO REDENTOR, LA SALLE, COLÉGIO ESPÍRITO SANTO, COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA, e outras escolas e trabalhos sociais que vem desenvolvendo.
No ano de 2000, participou do Curso de Capoeira Angola, pela Associação Capoeirando, com Mestre Augusto Januário, Membro do W.N.C.A, vice-presidente da C.B.C e membro do D.N.C.A.
No mesmo ano, ganhou o título de Contra-mestre, na cidade de Passo Fundo, pelo “Mestre Dentinho”, que atualmente se desligou do Grupo Capoeira Angola Palmares.
O Contra-mestre “Sorriso”, a partir daí, ficou a disposição da Associação Brasileira Cultural Capoeira Angola Palmares da Bahia, sendo seu mestre e coordenador geral “Mestre Nô” (Salvador, BA).
O Contra-mestre “Sorriso”, no ano de 2001, participou do primeiro Fórum Internacional de Capoeira Angola Palmares, no Estado da Bahia, o curso teve 70 horas de duração sobre a Capoeira Angola.
Tendo participado deste Fórum Internacional na Bahia, teve vários elogios de grandes mestres “GUARDIÕES” da Capoeira Angola, como: MESTRES BOCA RICA, MALA, BIGODINHO, BOA GENTE, MOA DO KATENDE, DINELSON, LAZARO, DUNGA , OMBRINHO de NYC.
Como não bastava para “Sorriso”, foi mais adiante e participou do Fórum Gaúcho, em Porto Alegre, RS, onde fez o curso com Mestre Moraes do GCAP da Bahia.
Participou da oficina de Capoeira Angola com Mestre Cobra Mansa, da Fundação Internacional de Capoeira Angola, em Porto Alegre, RS.
Mais adiante, no ano de 2003, participou da Oficina de Capoeira Angola com o Mestre LUA DE BOBÓ, Salvador-BA, e Mestre Serginho de Caraguatatuba (SP), na Cidade de Florianópolis, em SC, no Morro das Pedras.
No mesmo ano, o Contra-mestre Sorriso e sua esposa, vice–presidente do grupo, juntamente com sua filha Maria Eduarda, foram representar a sua Cidade de Canoas, RS, no 2° Encontro Nacional de Professores do Grupo Palmares, na cidade de Maceió, Estado de Alagoas, onde participaram de palestras e debates sobre questões ligadas a Capoeira Angola. Na ocasião, fizeram uma visita com um professor da Universidade de Alagoas, na Serra da Barriga, onde foi contada toda história do Rei Zumbi dos Palmares.
No mês de outubro, do mesmo ano, Sorriso realizou o 10° ENCONTRO DE CAPOEIRA ANGOLA PALMARES, com a presença do Coordenador Mestre Nô, de Salvador e outros Professores da Bahia; na ocasião, o capoeirista Sorriso, formou 100 alunos das escolas particulares, no qual reuniu um público de 400 pessoas, na cerimônia de formatura, na ULBRA.
No dia 10 de outubro de 2005, SORRISO se desligou do grupo Palmares e fundou a ASSOCIAÇAO CULTURAL BRASILEIRA DE CAPOEIRA ANGOLA AREIA SUL.
Mestre Sorriso, para seguir o seu próprio caminho, teve que fazer sua própria escolha para melhorar a qualidade de seu trabalho na formação das crianças.
Diz ele: “Sou como uma semente que está crescendo e quero continuar crescendo, com fé em Deus, humildade, respeito, serenidade com todos, desde uma criança até uma pessoa mais velha, alcançando meus sonhos e construindo um mundo melhor para todos nós”.
Mestre Lazaro, de Salvador, Bahia, é o Padrinho do GRUPO ANGOLA AREIA SUL, onde fez um grande trabalho com todas as crianças que participaram do evento.
No mês de outubro de 2005, Mestre Sorriso fez o seu Primeiro Festival com sua nova Bandeira Areia Sul, no Colégio ULBRA Cristo Redentor, onde atualmente é a sede do grupo.
No mês de outubro de 2006, Mestre Sorriso realizou o Segundo Festival Areia Sul no Colégio ULBRA Cristo Redentor, onde recebeu do Padrinho do Grupo, Mestre Lazaro, sua graduação de Mestre.
Sou um mestre da nova geração, quero poder transmitir este carinho, esta paz, o amor que o Senhor Jesus me deu para fazer pessoas felizes.
A base principal para minha vida é em primeiro lugar, para o nosso reconhecimento e o nosso Deus, a nossa família e minha Capoeira Areia Sul, que é minha vida.
CAPOEIRA NA RODA, CAPOEIRA NA VIDA!
Esta é a história e a trajetória do capoeirista Mestre Sorriso.